domingo, 13 de julho de 2014

Biografia



A biografia é um gênero textual importante para que possamos obter um conhecimento mais aprofundado sobre personalidades importantes que realizaram feitos que foram evidenciados ao longo de suas vidas ou a posteriori. Em uma sociedade na qual é possível “ter” centenas de amigos sem que haja necessariamente a necessidade de conhecê-los pessoalmente é de suma importância a produção e a leitura desta modalidade de texto que se configura também como uma forma de conhecer não só  fatos, mas sobretudo pessoas.
Atualmente existe no Brasil uma grande polêmica em torno da produção de biografias e se as mesmas devem ou não ser escritas mediante autorização prévia do biografado. Polêmicas à parte, o fato é que conhecer a história de vida de alguém é, sem dúvida, interessante e pode indubitavelmente se configurar como um importante recurso a ser utilizado por professores.
Em geral, inclusive na Academia, sabemos muito pouco sobre os indivíduos e muito a respeito das ações que praticaram fatos nos quais estiveram envolvidos, livros que escreveram, ou algo similar. Porém, muito pouco se sabe sobre seus dramas, tragédias, romances, para além de um aspecto específico de suas personalidades ou uma característica singular que os tornaram conhecidos. É extremamente comum nas universidades um aluno de graduação, por exemplo, ter de apropriar-se da(s) obra(s) de um determinado autor, teorias que criou, das ideias que desenvolveu, sem que antes, ainda que de modo, sucinto, seja ofertado ao mesmo ao menos uma “gota” de curiosidade sobre quem foi aquela pessoa que fala, expressa suas emoções, pensa, tem dúvidas e que manifesta as mesma em sua escrita.              
Durante a Educação Básica, assim como na Academia, os alunos são muitas vezes “conduzidos” a um caminho que objetiva a apreensão do fato sem que haja uma preocupação com o percurso que conduziu ao mesmo. Então, por que não optar pela biografia como um roteiro para entender não são só os dados concretos, o factual, mas sobretudo como e as maneiras que os constituíram? A curiosidade é o elemento fundamental para aprender, uma vez que sem o mesmo tal ato (aprender) fica superficial, insosso, sem sentido.

Um comentário:

  1. Na introdução, vocês deveriam informar ao seu leitor que faria uso dos gêneros textuais para falar do autor Arnaldo Antunes e que um desses gêneros seria a biografia. Precisam situar o leitor e a introdução de um texto cumpre essa função. Deveriam também informar o propósito deste blog. Por que foi feito? Falar da metodologia (como foi feito) e a sua importância dentro da disciplina.

    ResponderExcluir